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Benchmarking: 4 dicas para utilizar a concorrência a seu favor

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Independente do seu ramo, todo empreendedor visa que seu negócio se desenvolva continuamente. E é preciso concordar que a comparação sempre é a base para a avaliação do valor de seu produto ou serviço perante o mercado. Como vamos saber se estamos no caminho certo se não sabemos os parâmetros de avaliação? Se não sabemos quais as principais empresas do segmento, como e porque elas conseguiram tal sucesso? É aí que entra o benchmarking, termo que na gestão empresarial é utilizado como analisar as melhores práticas do mercado afim de se tornar mais competitivo.

O benchmarking leva em consideração que nenhuma empresa, consegue ser a melhor em tudo. É possível que existam empresas que se saiam melhor em certas práticas de gestão. Assim, deve-se buscar a aprendizagem. Que deve ser feita através da constante análise das melhores práticas e estabelecimento níveis de comparação entre as empresas . Este processo pode trazer diversos benefícios e aplicações, abaixo podemos ver algumas delas:

  • Maior conhecimento do mercado

O benchmarking fornece um melhor conhecimento dos concorrentes e do nível competitivo do mercado. Com isso ajuda a introduzir novos conceitos de avaliação para empresa para que ela saiba como se posicionar perante a concorrência.

  • Aprender com os melhores

Estuda as estratégias utilizadas pelas organizações mais bem-sucedidas para chegarem onde estão, analisa os processos que capacitam as melhores empresas e os melhores resultados. Analisar e trazer para sua própria estratégia dados que irão aumentar a eficiência dos processos com maior rapidez, pois estes já demonstraram funcionar. Tudo isso é importante para dar um passo à frente rumo a boas práticas em gestão, basta inovar e adaptar às necessidades da sua empresa.

  • Melhorar o conhecimento da própria organização

O Benchmarking pode ser utilizado para auxiliar o posicionamento no mercado e saber o que a empresa precisa melhorar para alcançar melhores resultados. É necessária uma análise interna profunda para saber os problemas que a empresa enfrenta e quais processos poderiam ser mais eficientes.

  • Aperfeiçoamento dos processos e práticas empresariais

    Através do benchmarking é possível identificar e priorizar as áreas que devem ser objeto de melhoria. Com isso, a análise da concorrência pode ser realizada afim de encontrar uma empresa do mesmo segmento que já solucionou o mesmo problema. Analisar como ela se adaptou e assim adequar o processo de sua organização de acordo com as informações coletadas. Desta maneira é possível uma melhora efetiva e rápida nos processos.

Por fim é válido ressaltar que o Benchmarking é uma das importantes técnicas que são aplicadas durante a Pesquisa de Mercado. Solução oferecida pela PUC Consultoria Júnior, que busca diminuir as incertezas perante o ambiente e orienta a tomada de decisões através de informações sobre o mercado desejado pelo cliente.

Se interessou? Saiba mais sobre Pesquisa de Mercado e Benchmarking e entre em contato com a PUC Consultoria Jr.

Texto por: Pedro Paulo Torres – Consultor de Projetos PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 01/11/2017 / Categoria: MERCADO /

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