10 de abril de 2017

Finanças

Finanças

O Planejamento Financeiro é essencial para o dia a dia de qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica. Com ele é possível estipular o rumo que sua vida financeira deve tomar com base na análise de acontecimentos anteriores.

Uma análise mais importante seria a empresarial, que fornece uma direção a ser tomada com base na criação de projeções de receitas e despesas, diminuindo o risco de investimentos de curto e longo prazo.

Soluções

Fluxo de Caixa: Ele significa um controle de todas as entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa. Com essas informações é possível projetar o saldo disponível para que futuros investimentos possam ser feitos com mais segurança. Essa ferramenta do possibilita metrificar todo o fluxo de dinheiro da empresa. Assim, tornando mais fácil a observação de quão vantajoso ou custoso foi o investimento.

Projetar Cenários: A projeção de cenários é de extrema importância para a tomada de decisões em empresas. São estipulados três cenários. O otimista, um cenário em que tudo ocorre como o planejado, o Realista, que seria mais uma visão de como o mercado reagiria, e o Pessimista, que é onde as previsões de faturamento são abaixo das esperadas. Assim, se pode ter uma visão mais abrangente de qual são os possíveis cenários e qual o risco da decisão.

Plano de ação: O plano de ação deve ser elaborado juntamente com as demais soluções que o Planejamento Financeiro oferece. Tendo ciência de qual é o fluxo de caixa da empresa, suas projeções e conhecendo os possíveis cenários que investimentos podem levar, é possível traçar metas e decisões a serem tomadas de maneira a aumentar a rentabilidade do negócio.

Quando contratar

O Planejamento Financeiro é indicado para todo tipo de empresa, entretanto, mais recomendável para as que querem se inserir no mercado, devido às grandes incertezas que esse tipo de empreendimento acarreta, e também para empresas que já estão inseridas no mercado e pretendem manter sua rentabilidade com um maior controle de seus recursos ou até mesmo aumentar a rentabilidade por meio de investimentos em seu negócio.