Logo

BLOG

Roadmap: Saiba por que e como aplicar na sua empresa

roadmap

O que é o roadmap e sua aplicação

A abertura de um negócio é um investimento de alto risco. Para que não seja necessário operar de forma instável e planejar suas ações em um curto prazo e sob pressão, é preciso que se faça, previamente, um planejamento. Quando um produto ou serviço está em fase de desenvolvimento, é necessário que se tenha em mente as metas e estratégias traçadas ao longo de um período para alcançá-las. O termo roadmap significa roteiro, e é exatamente esse o papel dessa ferramenta utilizada para a identificação, definição e mapeamento das estratégias, objetivos e ações relacionadas à inovação em um negócio. Ele te auxiliará a ter em mente suas próximas ações para ter de forma controlada o alcance de seus objetivos.

Esse planejamento estratégico visa organizar como será o projeto do produto ao longo do tempo. Assim, o roadmap busca compreender e responder três perguntas relacionadas à evolução da organização ou do negócio: “Onde estamos?” “Onde queremos chegar?” e “Como chegaremos?”.

Conteúdo do roadmap:

Objetivos

Em sua elaboração, é necessário traçar os objetivos da empresa ou do negócio ao longo do tempo, respondendo aquelas perguntas mencionadas anteriormente. Isso deve ser feito por meio da definição dos propósitos da empresa no início do processo.

Linha do tempo em sua composição

Outra etapa do processo é a elaboração de uma linha do tempo coerente com os objetivos. Deve-se ter noção de suas expectativas e ações a serem tomadas para atingir as metas do presente, em curto, médio e longo prazo. Os principais fatores considerados na definição dessa linha são a unidade de análise, a estratégia do negócio e o setor industrial.

Metas importantes para entregar

Quando traçados os objetivos da sua empresa na perspectiva do seu produto, ações devem ser tomadas para atingi-los. Dentro da estrutura, geralmente são usados pequenos pedaços de papel interligando essas ações. Usualmente, utilizam-se cores, formas e outros recursos que facilitam essa relação.

Portanto, essa interligação estabelece as diretrizes que regem a integração entre os elementos dos processos. Essas diretrizes são organizadas em seis categorias: gestão dos participantes, gestão das informações, gestão do tempo, gestão do método de trabalho, gestão da arquitetura do roadmap e gestão da integração da abordagem nos processos de negócio.

Dependências

Para a sua aplicação, é necessário ter certeza das pretensões e objetivos específicos da empresa. Ao contrário do usual, o roadmap deve ser feito pelo final, e isso se deve a dois motivos principais. Um deles é para que haja uma motivação por parte do empresário. Assim, torna-se possível pensar em ideias e ações a serem tomadas para atingir o objetivo. O outro motivo é devido à facilidade em programar algo que está imediatamente anterior ao atingimento do resultado desejado.

Sobretudo, é muito importante que se faça uma ordem bem definida das tarefas, seguindo a linha do tempo e usando datas corretas para concluir os afazeres. Dessa forma, o andamento do planejamento irá fluir corretamente e o sucesso em cada etapa motivará o empresário. Assim, ele perceberá que depende apenas do próprio esforço para alcançar seus objetivos.

Interessou-se na ferramenta e gostaria de aplicá-la?

Está abrindo um negócio, mas não tem conhecimento sobre empreendedorismo e se sente inseguro por isso? A aplicação do roadmap auxiliará no alcance e concretização de seus objetivos e metas a longo prazo, de forma controlada e seguindo uma ordem cronológica já analisada, estudada e definida. Por isso fazê-lo com auxílio de uma consultoria é fundamental para o sucesso desse planejamento.

A PUC Consultoria Jr. pode te auxiliar com o Plano de Negócios ideal para seu empreendimento! Tem interesse de contratar um? Fale conosco.

Publicado em:: 30/10/2018 / Categoria: PLANO DE NEGÓCIOS /

Se interessou?

Acesse o Fale Conosco e receba mais informações

Fale Conosco