Descubra como gerir os Recursos Humanos da sua empresa

As vantagens de uma boa gestão dos Recursos Humanos em uma organização são inúmeras. Entenda os principais resultados e como alcançá-los de maneira prática.

Recursos Humanos é o termo utilizado para se referir às pessoas que trabalham nas organizações. Ou seja, são todos os empregados e funcionários que fazem parte de uma empresa. Nesse sentido, saber gerir pessoas dentro de uma organização se torna uma tarefa extremamente importante e impactante. Isso porque os resultados e o crescimento da empresa dependem diretamente delas.

É comum os empresários banalizarem e mesmo não concederem a devida atenção ao processo de gerenciamento dos Recursos Humanos. Encare esses funcionários não somente como pessoas que geram resultados. Além disso, como colaboradores efetivos que são a base de toda a organização. Isso porque possibilita adquirir pessoas que realmente vistam a camisa da empresa. Além disso, que se mostram leais, dispostas e comprometidas a fazer a empresa se desenvolver.

Recursos Humanos

Conheça os benefícios da gestão de Recursos Humanos

Dentre as vantagens que uma boa gestão de Recursos Humanos pode trazer para uma organização, é possível listar:

  • auxilia no alcance de seus objetivos;
  • emprega as habilidades e competências da mão de obra com maior eficácia;
  • provê a organização com empregados bem treinados e motivados;
  • incrementa ao máximo a satisfação no trabalho;
  • contribui para o desenvolvimento e a manutenção de uma qualidade de vida que torna desejável o emprego na organização;
  • se torna mais fácil promover mudanças dentro da empresa;
  • os colaboradores passam a ter maior consciência da importância e impacto que sua função possui nos resultados;
  • manutenção de um clima organizacional extremamente positivo e favorável para o crescimento da empresa e de seus membros.

Como as organizações devem gerir seus Recursos Humanos

Apesar dessas e demais vantagens da gestão de Recursos Humanos, é preciso saber como realizá-la da melhor forma. Para isso, as atitudes dos gestores influenciam fortemente no andamento e desempenho dos funcionários. Assim, bons líderes devem saber lidar com as diferenças de personalidade e comportamento. Seu principal objetivo é conseguir administrar a equipe e alcançar os resultados.

Estipular metas para seus colaboradores também é algo que todo gestor deve se atentar, para que tenha a possibilidade de se organizar e constituir um cronograma que auxilie na execução das tarefas da empresa. Além disso, metas desafiadoras podem servir como formas de estimular os funcionários a serem mais proativos e buscarem se desenvolver dentro da organização.

Outro quesito que pode ser considerado como um dos mais importante para um gestor é a questão da motivação dos funcionários. Deve-se sempre buscar mantê-los interessados e comprometidos com as responsabilidades que assumem dentro da empresa. Dentre algumas maneiras de motivar os colaboradores, um líder pode utilizar de alguns métodos e recursos, como:

  1. Estruturar cargos e salários

    Esse é um quesito importante por promover o alinhamento entre os interesses dos funcionários com a empresa. Assim, possibilita que tenham uma perspectiva de crescimento e estejam devidamente motivados para desempenharem suas funções de maneira eficiente. Outro ponto que se deve considerar é que, quando se possui uma boa estruturação de cargos e salários, os colaboradores se sentem valorizados e devidamente reconhecidos, o que contribui diretamente para o funcionamento interno da organização.

  2. Desenvolver habilidades

    Conceda espaço e oportunidades para que os colaboradores possam crescer dentro da organização. Desse modo, eles se sentirão não só mais motivados para se manterem na empresa, como também se esforçarão mais para mostrarem suas capacidades e trazerem mais resultados para a equipe e para a organização. Essa é uma das formas mais assertivas para reter os talentos de sua empresa.

  3. Premiar conquistas e bons resultados

    Essa prática é uma forma de compensação e reconhecimento do esforço e colaboração do funcionário para a empresa, além do tradicional pagamento de salários. Recursos como ganhos por produtividade, participação nos lucros e meios de atendimento das necessidades sociais e de saúde dos colaboradores, são igualmente importantes e, algumas vezes, até mais motivadores para os funcionários.

  4. Avaliação de desempenho

    Avaliações podem ser feitas de acordo com as necessidades que cada empresa possui diante da análise de seus resultados. Dessa forma, se torna interessante para a organização apresentar constantes análises de desempenho acerca de seus colaboradores. Assim, é possível avaliar a sua produtividade e promover discussões com os próprios funcionários, para que possam ser levantadas quais são as principais dificuldades e pontos de melhoria na empresa.

Powered by Rock Convert

Essas dicas são válidas para todos os tipos de empresas e empresários, principalmente para aqueles que pretendem abrir um negócio, ou que são novos no mercado.

Para empresários recentes, se torna mais do que essencial atentar a esses quesitos, pois, durante o processo de consolidação, a empresa está com poucos funcionários e, para crescer e se desenvolver, ela depende inteiramente desses poucos colaboradores. Assim, quanto mais comprometida e engajada a equipe estiver, maiores são as chances de a empresa dar certo.

Dessa forma, é importante compreender que qualquer empresa é formada por colaboradores, os quais são o pilar principal para o bom funcionamento da empresa. Assim, dar enfoque para uma boa gestão dos Recursos Humanos para a sua empresa não é algo que deve ser ignorado, especialmente na hora de selecionar pessoas para trabalharem em seu empreendimento. Portanto, atente-se para conseguir selecionar pessoas que sejam talentosas e agreguem muito à sua organização!

Texto escrito por Luíza Abreu, Consultora de Projetos da PUC Consultoria Jr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *