Saiba as vantagens de entender o público-alvo da sua empresa

Com o mundo dos negócios cada vez mais competitivo, compreender o público-alvo é algo essencial para qualquer empresa. Parece simples, mas é aí que muitas empresas falham.

Você finalmente conseguiu empreender e abrir a sua empresa. Está tudo pronto e fluindo bem, mas não há certeza a quem destinar as ações e estratégias da empresa. Definir um público-alvo pode ajudar nisso.

Definição de público-alvo

O que é público-alvo?

Público-alvo é o tipo de público que a sua empresa deve focar suas ações. Isso porque corresponde a parcela da sociedade a qual seu produto ou serviço pode ser útil. Ter isso definido é algo imprescindível para encontrar clientes e, até mesmo, fidelizar. Afinal, não seria positivo você gastar suas energias com quem não se interessaria pela sua empresa. Vamos a exemplos?

Se uma empresa de consultoria oferecesse seu serviço para jovens graduandos em administração, provavelmente obteria um insucesso. Afinal, é incomum que um graduando tenha um empreendimento. Agora, se essa mesma empresa de consultoria oferecesse seu serviço para pessoas que já são graduadas, a possibilidade de essa pessoa ter uma empresa que precise de uma consultoria aumenta consideravelmente. Aí está a importância de concentrar suas forças em um público-alvo.

Entretanto, há muitas variáveis para definir esse público-alvo. Não depende apenas do seu produto ou serviço. Aspectos como localização da empresa e estilo de vida das pessoas que interagem com ela influenciam diretamente na definição do público ideal.

Resultados esperados

Com seu público-alvo definido, os resultados esperados pela organização trazem benefícios que são essenciais para alcançar o sucesso. Mas afinal, quais são esses benefícios?

  1. Reconhecer as necessidades do possível cliente

Ao obter informações sobre seus possíveis clientes, você reconhece com antecedência as suas necessidades. Assim, torna-se possível entregar as soluções de maneira rápida e eficaz. Fidelização é a chave!

  1. Aprimorar a comunicação

Certamente, você não divulgaria um serviço para um jovem de 18 anos da mesma forma que para um senhor de 65 anos. Se o seu público-alvo for pessoas entre 18 a 25 anos, por exemplo, seria interessante uma divulgação nas redes sociais, de maneira um pouco mais informal e que alcance esse público. Afinal, seria menos provável, de acordo com a maioria dos usuários de redes sociais, alcançar clientes de idade avançada pelo Instagram, da mesma forma que, também, seria menos provável alcançar clientes jovens com uma publicidade em jornais impressos.

  1. Otimizar atendimento ao consumidor

Ainda pensando em fidelizar o cliente, quem não gosta de ser bem atendido? Ao definir o público-alvo, você pode personalizar o seu atendimento, a fim de tornar esse o mais especial possível na visão do cliente.

  1. Aplicar melhorias no seu produto ou serviço

Ao ter conhecimento acerca das necessidades, desejos e opiniões do público-alvo, é possível definir possíveis alterações, de modo que seu produto ou serviço melhor atenda às suas preferências. Assim, aprimora-se a experiência do cliente para com sua empresa e, até mesmo, o relacionamento com o cliente.

  1. Direcionar estratégias com foco no cliente

Por fim, estratégias de curto e longo prazo são essenciais para sua empresa atender seus objetivos e metas. Você deve saber – com antecedência – como se comportar diante das oscilações do mercado. Conhecendo mais sobre seu cliente, as mudanças de cenários do ambiente teriam um impacto menor, pois é possível prever quais serão as reações desses clientes diante tais mudanças.

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Plano de ação

Tendo em vista a caracterização do público-alvo e o que se pode obter por meio de sua definição, saiba como colocar em prática estes conhecimentos e aprimorar o entendimento acerca do público-alvo.

Defina seu público-alvo

Como dito anteriormente, definir um público-alvo não é tão simples. Acima de tudo, não deve ser nada previsto aleatoriamente, as definições devem ser direcionadas por meio de números e experiências anteriores. Porém, muitos fatores podem alterar a definição do grupo ideal. Há várias maneiras de conhecer seu público-alvo, mas uma delas é realizando uma Pesquisa de Mercado.

A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta de visão estratégica, que contribui não só com a definição do público-alvo, mas também, reconhecer ameaças e tendências do mercado. Além de definir as bases estratégicas de marketing, ainda contribui para a definição de personas.

Defina suas personas

Após definir um público-alvo, é importante, também, identificar personas. Um público-alvo é algo genérico, que evidencia um grupo de pessoas que consome seu produto, sem muito detalhamento. Já as personas são personagens fictícios que são identificados semelhantemente a um representante dos grupos. É bem mais detalhado e específico, tornando o marketing mais especializado.

É interessante trabalhar com as personas, pois ter conhecimento sobre seu perfil, características e preferências possibilita auxiliar na definição de estratégias mais direcionadas e assertivas.

 

Texto escrito por Pedro Augusto, Consultor de Projetos da PUC Consultoria Jr.

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