Plano de Marketing: Conheça todas as suas etapas

O Plano de Marketing é um documento de auxílio ao planejamento e execução de estratégias de marketing para um produto, marca ou empresa, visando um objetivo determinado. Realizar esse plano possibilita um direcionamento para o seu negócio e ajuda na tomada de decisões, tendo em vista que ele reúne informações sobre seus clientes, seus concorrentes, seu mercado e da sua empresa. Assim, suas oportunidades de lucrar em seu mercado são maximizadas e a influência de autores externos em sua faixa de mercado são minimizados.

Além disso, outra utilidade para o Plano de Marketing é a previsibilidade das próximas ações. Quando bem feito, esse plano traça seu caminho para a vitória competitiva, o que auxilia na previsibilidade de resultados e gestão da empresa.

Para fazer um bom Plano de Marketing, algumas diretrizes devem ser seguidas. É indispensável uma boa análise do ambiente, uma determinação do público-alvo, de objetivos e metas, e o destrinchamento desses em estratégias e planos de ação. A seguir, iremos expandir sobre cada um desses conceitos.

Análise do ambiente

A análise do ambiente é parte vital de qualquer planejamento, fornecendo perspectiva e reunindo insumos para a tomada de decisão. Para uma boa análise, é essencial considerar fatores macroeconômicos, fatores microeconômicos focados no nicho em que sua empresa atua ou pretende atuar, tendências mercadológicas e tecnológicas, e fatores internos da sua empresa. Sendo este último o que permite a análise de forças e fraquezas do seu negócio, além de mapear e conhecer sua concorrência.

Com os dados da análise do ambiente em mãos, é recomendável a utilização de ferramentas para compor e embasar a análise, daí vem o conceito de Inteligência de Mercado, que interpreta esses dados para auxiliar na tomada de decisão de um empreendimento. Algumas das ferramentas comumente utilizadas são: Análise SWOT,  NPS e 4 P’s.

Público-alvo

O público-alvo é um grupo de pessoas específicas em que sua empresa irá focar os esforços de marketing. Para isso, envolve questões socioeconômicas, comportamentais e demográficas.

A sua definição é de extrema importância em um empreendimento, já que ele irá ditar suas estratégias de promoção e de produto. Ademais, para conseguir entender o público-alvo, é essencial o mapeamento do seu perfil e hábitos. Uma forma interessante para isso é o uso de um CRM.

Público-alvo

Objetivos e metas

Para um bom Plano de Marketing, é indispensável traçar objetivos e metas claros, alcançáveis e coerentes com a missão da empresa. Os objetivos são mais gerais e ditam o que deve ser realizado com o plano, já as metas guiam os esforços e metrificam o sucesso ou não da organização.

Para traçar boas metas, é sugerido o uso da metodologia SMART, a qual é indicado o uso de cinco critérios de avaliação. São esses:

  • Específicos;
  • Mensuráveis;
  • Alcançáveis;
  • Relevantes;
  • Temporais.

Objetivos e metas

Estratégias e planos de ação

Com o Plano de Marketing em confecção, é importante estabelecer estratégias de como melhor abordar seu cliente. As estratégias de marketing indicam como o produto ou serviço impactam o cliente na ótica dos 4 P’s (produto, preço, praça e promoção). Tais estratégias devem ser coesas com a posição de mercado e posição de marca da empresa, para assim potencializar seus resultados e garantir que não haja inconsistência em imagem e reputação da empresa.

Mas não basta apenas arquitetar e planejar as ações de marketing, o acompanhamento é fundamental. Para acompanhar seu Plano de Marketing, é recomendável a construção de planos de ação segundo o 5W2H. Ele ajuda a alinhar sua equipe e deixar claro a todos as responsabilidades, as atuações, os prazos, o custo esperado e o porquê deles.

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Conclusão

Um Plano de Marketing com uma boa análise de ambiente, um público-alvo bem definido, objetivos e metas claros, uma estratégia coesa e bons planos de ação prepara uma empresa para o sucesso, garantindo a otimização da abordagem do cliente.

Além disso, vale alertar que é necessário revisar e atualizar seu Plano de Marketing periodicamente, já que o mercado e os clientes estão mudando muito.

Texto escrito por Artur Mello, Diretor Presidente da PUC Consultoria Jr.

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