Planejamento financeiro: como aumentar seus lucros

O que é um Planejamento Financeiro?

De forma geral, um planejamento financeiro é uma ferramenta para projetar a renda e despesas futuras de uma empresa, usando variáveis conhecidas. Ela te a finalidade de prever a futura situação financeira do negócio.

Uma empresa deve criar um planejamento financeiro imediatamente após seus objetivos e metas terem sidos definidos. Ao realizá-lo, é possível visualizar claramente o seu faturamento, gastos e lucros, permitindo que você planeje a melhor forma de distribuir seus recursos.

Muitos empresários hoje não se sentem dirigindo o próprio empreendimento e se veem mais como passageiros do que como motoristas em seus negócios. Muitas vezes, a empresa está se arrastando pelo caminho enquanto se perguntam e se preocupam com o destino de seu negócio. Mas, como B. C. Forbes, o fundador da revista Forbes, disse:

“Um negócio é como um automóvel, e precisa ser conduzido para obter resultados.”

E assim como um automóvel, sua empresa pode ser conduzida de uma forma imprudente e assustadora… ou sábia e cautelosa. Pode ser conduzido rapidamente ou lentamente. Mas o negócio “precisa ser conduzido para obter resultados”. O negócio está indo para algum lugar. A pergunta de um milhão de dólares é para onde vai o seu negócio? Um planejamento financeiro bem executado ajudará você a levar sua empresa a um futuro(resultado) financeiro maior e mais brilhante.

Pensando Estrategicamente

Pensar estrategicamente sobre o sucesso financeiro é pensar no objetivo maior do planejamento financeiro, e como essa ferramenta pode ajudar você a consolidar sua empresa. Criar uma visão do desempenho financeiro é uma maneira surpreendentemente eficaz de transformar o futuro do seu negócio. Ela possibilitará:

  • Definir onde sua empresa está indo financeiramente;
  • Evidenciar os perigos e oportunidades que estão à sua frente em sua jornada;
  • Criar um roteiro para transformar a visão do seu negócio em realidade;
  • Monitorar o seu ritmo e progresso em sua jornada para o sucesso;
  • Fornecer informações e evitar que você tome decisões financeiras no escuro.

Um bom planejamento será inviável caso você não conheça plenamente a condição atual da sua empresa. Dessa forma, antes de entrarmos em detalhes sobre os processos do planejamento financeiro, é importante refletir em que situação o seu negócio se encontra. Há uma razão pela qual você está considerando um planejamento financeiro de sua empresa. Você pode:

1. Querer aumentar a lucratividade do seu negócio.

Você precisa de um plano. E você precisa monitorar seu ritmo e progredir com esse plano. Um planejamento financeiro confiável é uma ferramenta poderosa para ajudar você a aumentar os lucros, melhorar o fluxo de caixa e expandir sua empresa.

2. Querer expandir seu negócio.

Você sabe que, para expandir sua empresa, precisa construir uma base financeira sólida para apoiar seu crescimento. Tentar expandir uma empresa sem uma base financeira sólida é o que mata muitos empreendedores. O crescimento de uma empresa tem implicações de longo alcance em sua posição financeira e fluxo de caixa. Uma previsão financeira confiável ajuda você a planejar as implicações financeiras do crescimento para não se transformar em uma crise de caixa.

3. Seus resultados financeiros estão em declínio.

Às vezes, os maus resultados financeiros são o alerta que faz com que você se concentre em melhorar seu desempenho financeiro. Poucas coisas criam incerteza como resultados financeiros em declínio. Você precisa de informações financeiras rápidas, precisas e reveladoras para identificar o problema e se concentrar em resolvê-lo. Você precisa de um planejamento financeiro para ajudá-lo a definir o caminho a seguir e fornecer feedback todo mês sobre seu progresso.

Principais etapas do Planejamento Financeiro

1# Primeiro, olhe para trás e, só depois olhe para frente

Um dos erros mais cometidos pelos empreendedores na criação de um planejamento financeiro é começar ele do zero. Eles puxam uma planilha em branco e começam a pensar em como será o primeiro mês da previsão. O problema é que você desprende sua previsão do contexto atual da sua empresa.

O primeiro passo deve ser realizar um balanço patrimonial da empresa, e analisar o DRE dos últimos meses. As receitas e despesas tiveram um resultado próximo ao esperado? Você está surpreso com qualquer um dos números, comparando os resultados reais com os previstos? Uma vez que você tenha uma boa visão de quais foram os resultados financeiros nos últimos meses, você deve analisar alguns dos fatores e fazer correções no planejamento, de forma que o previsto fique cada vez mais próximo do resultado real.

2# Controle as receitas e despesas

Para um planejamento financeiro eficiente é de suma importância traçar um orçamento para sua empresa, estimando de forma mais realistas possível quais serão suas despesas e receitas. Assim, possibilitando comparar o que está sendo recebido e o que está sendo gasto, e alinhá-los com os objetivos da empresa.

Um controle detalhado do fluxo de caixa é indispensável para que o negócio possa operar com mais segurança e tranquilidade. Esse controle é fundamental para calcular o capital de giro e acompanhar datas de pagamentos e recebimentos.

3# Saiba precificar o seu produto/serviço

Ao precificar seu produto ou serviço defina um valor que cubra os custos e despesas do seu negócio, e que ao mesmo tempo, seu cliente esteja disposto a pagar e que ainda gere um excedente (lucro). A estruturação do preço é uma etapa crucial para a sustentabilidade do seu negócio. Todas as variáveis devem ser levadas em consideração, de forma que você venda seu produto a um preço que não te dê prejuízo, mas que ao mesmo tempo seja um valor competitivo no mercado.

4# Defina Metas e se planeje para diferentes cenários:

Metas são utilizados por empresas para transformar sua visão em realidade. Tendo isso em vista, estabelece-las é o primeiro passo que uma empresa deve tomar caso deseje alcançar seus objetivos. Elas devem ser estabelecidas para curto, médio e longo prazo, e devem ser sempre condizentes com a realidade do empreendimento.

Outro aspecto que deve ser considerado pelos empresários na hora de elabora um planejamento financeiro é a criação de diferentes cenários para o futuro do negócio. Existem inúmeras fatores, internos e externos, que podem influenciar na execução do planejamento. Sendo assim, é fundamental que sejam idealizados cenários diferentes em que a empresa pode se encontrar no futuro. Idealizar cenários como realista, pessimista e otimista, auxilia nas tomadas de decisões e clareiam sobre qual caminho o negócio deve tomar.

As duas perguntas que você deve responder todo mês

Você precisa perguntar e responder duas perguntas simples sobre o lado financeiro do seu negócio no final de cada mês:

  1. O que aconteceu (no mês passado)?
  2. O que está prestes a acontecer (nos próximos meses)?

É necessário ter as informações disponíveis para responder a essas duas perguntas rapidamente … todos os meses. E um planejamento financeiro ajudará você a obter essas respostas.

Quando você sabe para onde está indo e tem um plano para chegar até lá com segurança, você terá confiança e tranquilidade. É por isso que o planejamento financeiro é uma ferramenta tão poderosa nos negócios. Em essência, obriga você a pensar estrategicamente e criticamente sobre o seu negócio e para onde quer que seu ele vá. Por isso, ele incentiva você a criar uma imagem do sucesso comercial e financeiro de uma forma reveladora e esclarecedora.

Como fazer de forma correta?

Você ficará agradavelmente surpreso com a confiança e a coragem que sentirá quando tiver um planejamento financeiro confiável para sua empresa. A PUC Consultoria Jr. está há mais de 29 anos no mercado realizando consultorias em gestão empresarial e pode te auxiliar com isso!

Você sabia que a PUC Consultoria Jr. oferece um diagnóstico gratuito para empresas que necessitam de um Planejamento Financeiro?

Entre em contato pelo Fale Conosco e saiba mais!

Texto escrito por Bruno de Barros, Gerente Administrativo Financeiro da PUC Consultoria Jr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *