5 maneiras de manter a motivação da sua equipe de trabalho

            A busca pela competitividade no mercado é algo que está ficando cada vez mais difícil. A qualidade dos serviços de qualquer empresa depende diretamente da motivação e união da equipe de trabalho. É por meio dessa motivação que o empenho dos empregados e, consequentemente, a qualidade dos serviços, serão alcançados.

Grandes empresas que valorizam a motivação

            A união dos funcionários é imprescindível para o êxito financeiro de qualquer empreendimento. Por isso, é comum de se pensar que empresas as quais atingiram o sucesso prezam pela motivação, certo? A resposta é: sim! Um exemplo disso é a Google, uma das maiores empresas de serviços online e software do mundo. Outro exemplo é a HP, uma das maiores companhias de tecnologia dos Estados Unidos. Ambas prezam pela motivação de seus funcionários, pois reconhecem sua importância na produtividade, visando um fim maior.

5 dicas para se ter uma equipe de trabalho motivada

                Agora, serão citadas cinco dicas para quem almeja um resultado positivo de seu empreendimento por meio da motivação da equipe de trabalho.

Motivação no trabalho

1.      Dar/pedir feedbacks

A comunicação interna da empresa é imprescindível para que se tenha conhecimento dos pontos fortes e dos pontos de melhoria de todos dentro do estabelecimento. Com o fornecimento de feedbacks, os funcionários terão consciência de seu desempenho e conduta e, assim, conseguirão se desenvolver para obter os propósitos traçados.

2.      Manter um bom relacionamento com todos

O bom rendimento dos funcionários é influenciado pelo ambiente de trabalho, seja com seu chefe ou com os demais colegas. O estresse, intrigas e relacionamentos ruins provocam desmotivação das pessoas e, por conseguinte, afetam a lucratividade do negócio.

Trabalho em equipe

3.      Ser sempre transparente

Não omitir situações, principalmente as negativas, são de extrema importância. É com transparência que se gera confiança, união e motivação entre as pessoas. Sobretudo, fica mais fácil de se reconhecer erros no início, evitando que se tornem problemas maiores futuramente. Com isso, a sinceridade é fundamental para se manter um bom ambiente de trabalho e para a empresa como um todo andar junta para atingir as metas.

4.      Prover um ambiente organizado/limpo

Como já mencionado, o ambiente de trabalho é fundamental para a organização e produtividade da equipe. Mantê-lo sempre organizado e limpo é um dos meios para conseguir os objetivos do empreendimento. Uma estratégia para isso é se ter controle de todas as áreas da empresa evitando futuros imprevistos. O controle do estoque é um dos principais pontos para evitar estresses e problemas que possam interferir no equilíbrio do ambiente e prejudicar o rendimento interno da empresa.

5.      Conservar a cultura organizacional da empresa

O clima organizacional de uma empresa é um parâmetro de satisfação dos membros. Se a missão, visão e valores da empresa estiverem claros e conduzindo o comportamento dos funcionários, haverá uma sintonia entre eles. Justamente por estarem todos visando um mesmo propósito, as pessoas irão se manter alinhadas com a empresa e entre si, sendo assim, mantém um bom clima organizacional.

Missão, Visão e Valores

Vantagens da motivação da equipe

                Se essas dicas forem seguidas, a harmonia e um bom ambiente de trabalho serão alcançados. E é somente com essa harmonia interna que os grandes objetivos da empresa poderão ser cumpridos. Além disso, com a equipe de trabalho motivada e engajada será possível traçar o planejamento estratégico da empresa.

Texto escrito por Leonardo Castro, Consultor de Projetos da PUC Consultoria Jr.

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