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Liderança: o que é e como agem os grandes líderes

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Quando falamos sobre liderança, surge uma questão essencial sobre o tema: foco em pessoas ou foco em resultados? E a resposta é simples: ambos. Segundo James Hunter, no livro “O Monge e o Executivo”, “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalhar entusiasticamente visando atingir objetivos comuns.” Tais objetivos comuns são os resultados, que só serão obtidos se o líder souber influenciar positivamente e motivar as pessoas responsáveis por ele.

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Já que liderança nada mais é do que influência, e pessoas são influenciadas de formas diferentes, chegamos à conclusão chave para um líder de sucesso: liderança é algo situacional. Grandes líderes se adaptam ao tipo de liderança que a sua equipe precisa. Eles possuem características de mais de um estilo de liderança, e sabe adaptá-las de acordo com o contexto e a situação. E quais são esses estilos?

1. Estilo Democrático

Esse tipo de liderança busca dedicar tempo para ouvir as pessoas e envolvê-las nas decisões. Basicamente, se preocupa com o engajamento de todos na construção de metas e processos.

2. Estilo Visionário

Ao contrário do estilo democrático, o líder visionário estabelece a meta e a deixa clara para todos. Entusiasmado com o futuro, flexibiliza o meio com que cada um fará para, com o seu trabalho, atingir a meta.

3. Estilo Marcador de Ritmo

Esse tipo de liderança fixa tanto a meta quanto os processos que cada um deve fazer. Ele é focado no micro gerenciamento e, por isso, as pessoas sentem-se sem autonomia para fazer o trabalho.

4. Estilo Coaching

Como o próprio nome diz, é aquele que se preocupa com o bem-estar das pessoas e com o seu aprendizado. Quer se conectar com elas, e por isso depende se o funcionário está disposto a se conectar.

5. Estilo Coercitivo

Usa seu poder hierárquico para mandar e exigir as atividades. Não pergunta a opinião das pessoas e toma decisões duras.

6. Estilo Afiliativo

Semelhantemente ao Estilo Democrático, preza por criar um bom relacionamento e compartilhar ideias com todos. Seu objetivo é gerar um sentimento de pertencimento em cada um.

Após a compreensão acerca das particularidades de cada estilo de liderança, confira 7 dicas para aprimorar suas habilidades:

1. Seja exemplo

Geralmente, os membros da equipe são influenciados pelos comportamentos e características dos líderes. Desse modo, é essencial que estes se atentem às condutas necessárias ao time. Assim, os liderados se baseiam nas atitudes observadas, as quais são essenciais para a execução satisfatória de suas tarefas.

2. Conheça sua equipe

É necessário assimilar as características de cada colaborador. Isso porque as pessoas trazem consigo diferentes experiências, o que influencia na maneira de lidar com questões do dia a dia. Assim, esse entendimento facilita o gerenciamento da equipe e a percepção da atitude a ser tomada de acordo com diversos eventos.

3. Saiba como motivar os funcionários

Como as pessoas da equipe compõem-se de diversas perspectivas, elas também são influenciadas de variados modos. Dessa forma, é essencial desenvolver diferentes abordagens de modo a motivar os membros e a aprimorar a produtividade do time.

4. Mantenha todos informados

A transparência em relação aos acontecimentos da empresa e em cada departamento contribui com a colaboração dos funcionários. Isso porque, estando cientes da realidade, os membros podem auxiliar na resolução de problemas. Além disso, é um fator que traz maior credibilidade à equipe no que diz respeito às tomadas de decisão dos líderes.

5. Encoraje criatividade e participação

Incentivar a expressão da criatividade é outro aspecto que contribui com a colaboração dos funcionários. Dado que novas ideais correspondem a inovações ao setor e possibilidade de melhores resultados, os membros se identificam como participantes ativos da empresa. Além disso, sua participação favorece o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais.

6. Esteja aberto a novidades

O líder deve se manter sempre a disposição para receber feedbacks e novas ideias. Atentar-se às opiniões dos colaboradores pode retratar outras percepções acerca das tomadas de decisão dos líderes. Desse modo, é possível se inspirar em variadas experiências e se adequar à sua realidade para aplicar estes novos conhecimentos.

7. Seja sempre positivo

Em geral, atitudes positivas possibilitam resultados positivos. Atitudes positivas dos líderes podem ser fatores essenciais para servirem de inspiração para os liderados. Assim, essa abordagem possibilita desenvolvimento e maior participação dos membros.

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Diante disso, fica muito mais simples colocar a liderança situacional em prática. Conheça de perto como a sua equipe pensa e trabalha, esteja presente, faça perguntas. Assim, facilitará que se adapte ao carisma que mais trará benefícios naquele momento. Por fim, seja o exemplo de como você quer que seus liderados ajam. A equipe é o reflexo do seu líder.

“Liderança significa que um grupo está disposto a confiar autoridade a uma pessoa que demonstrou bom julgamento, sabedoria, carisma e provou competência.” – Walt Disney

Texto escrito por Clara Lanza, Gerente de Projetos da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 07/03/2019 / Categoria: RECURSOS HUMANOS /

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