Liderança: o que é e como agem os grandes líderes

Quando falamos sobre liderança, surge uma questão essencial sobre o tema: foco em pessoas ou foco em resultados? E a resposta é simples: ambos. Segundo James Hunter, no livro “O Monge e o Executivo”, “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalhar entusiasticamente visando atingir objetivos comuns.” Tais objetivos comuns são os resultados, que só serão obtidos se o líder souber influenciar positivamente e motivar as pessoas responsáveis por ele.

liderança

Já que liderança nada mais é do que influência, e pessoas são influenciadas de formas diferentes, chegamos à conclusão chave para um líder de sucesso: liderança é algo situacional. Grandes líderes se adaptam ao tipo de liderança que a sua equipe precisa. Eles possuem características de mais de um estilo de liderança, e sabe adaptá-las de acordo com o contexto e a situação. E quais são esses estilos?

  1. Estilo Democrático

Esse tipo de liderança busca dedicar tempo para ouvir as pessoas e envolvê-las nas decisões. Basicamente, se preocupa com o engajamento de todos na construção de metas e processos.

  1. Estilo Visionário

Ao contrário do estilo democrático, o líder visionário estabelece a meta e a deixa clara para todos. Entusiasmado com o futuro, flexibiliza o meio com que cada um fará para, com o seu trabalho, atingir a meta.

  1. Estilo Marcador de Ritmo

Esse tipo de liderança fixa tanto a meta quanto os processos que cada um deve fazer. Ele é focado no micro gerenciamento e, por isso, as pessoas sentem-se sem autonomia para fazer o trabalho.

  1. Estilo Coaching

Como o próprio nome diz, é aquele que se preocupa com o bem-estar das pessoas e com o seu aprendizado. Quer se conectar com elas, e por isso depende se o funcionário está disposto a se conectar.

  1. Estilo Coercitivo

Usa seu poder hierárquico para mandar e exigir as atividades. Não pergunta a opinião das pessoas e toma decisões duras.

  1. Estilo Afiliativo

Semelhantemente ao Estilo Democrático, preza por criar um bom relacionamento e compartilhar ideias com todos. Seu objetivo é gerar um sentimento de pertencimento em cada um.

 

Diante disso, como colocar a liderança situacional em prática? Conheça de perto como a sua equipe pensa e trabalha, esteja presente, faça perguntas. Assim, facilitará que se adapte ao carisma que mais trará benefícios naquele momento. Por fim, seja o exemplo de como você quer que seus liderados ajam. A equipe é o reflexo do seu líder.

 

“Liderança significa que um grupo está disposto a confiar autoridade a uma pessoa que demonstrou bom julgamento, sabedoria, carisma e provou competência.” – Walt Disney

 

Texto escrito por Clara Lanza, Gerente de Projetos da PUC Consultoria Jr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *