Logo

BLOG

Como fazer uma gestão de projetos eficiente

gestao-de-projetos

Se você é o tipo de pessoa que já viu seu empreendimento crescer, mas, com o período de recessão atual, não observa esse crescimento constante na sua empresa e busca expandir seu negócio em diversas áreas, a Puc Consultoria Jr vai te mostrar agora os métodos mais eficientes para fazer a melhor gestão de projetos.

Um projeto pode ser um plano geral a fim de alcançar um ou mais objetivos, e é constituído por um conjunto de documentos gerados cuidadosamente, contendo as instruções, as determinações e as análises necessárias para proporcionar o sucesso esperado.

No competitivo mundo empresarial em que vivemos hoje, uma boa gestão de projetos possui grande importância e faz-se essencial para o crescimento e o destaque da sua empresa perante as demais. Afinal, possuir bons projetos proporciona uma melhor gestão e, assim, o sucesso do seu empreendimento vem como consequência.

Sistema de Metas, com ou sem bonificações

Os sistemas de metas podem ser os mais diversos, e empresas de consultoria são ótimas em aconselhar como estruturá-los. Normalmente, as pessoas precisam ser motivadas de maneira constante para conquistar suas metas, recomenda-se, inclusive, prêmios e bônus.

Mas o que mais motiva alguém a superar sua meta dentro da empresa é o reconhecimento. Se o chefe ou líder da empresa reconhecer o esforço do trabalhador, ele trabalhará com afinco. Como disse um grande empresário e escritor, “Dê as pessoas uma reputação para zelar” – Dale Carnegie.

PMBOK

Em português, PMBOK traduz-se em “guia para o conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos”, sendo a padronização que identifica e conceitua processos, áreas de conhecimento, ferramentas e técnicas.

Uma boa gestão de projetos que utiliza desse método para se organizar deve se estruturar da seguinte forma:

  • Iniciação;
    • Planejamento;
    • Execução;
    • Monitoramento e controle;
    • Encerramento.

SCRUM

Trata-se de uma metodologia eficaz e ágil para gestão e planejamento. As metas ou objetivos a serem alcançados são divididos em ciclos de mesmo período de tempo chamados Sprints. Dessa forma, mesmo que a meta pareça ser muito grande ou inatingível, ela se torna palpável, já que, alcançando pequenos objetivos aos poucos, torna-se mais fácil o cumprimento de uma meta maior.

Nessa metodologia, ocorrem rápidas reuniões diárias para manter o foco sobre o que precisa ser alcançado no Sprint atual. As funcionalidades e implementações diárias são observadas a todo momento e, assim, grandes objetivos podem ser alcançados.

Saiba mais sobre como Planejamento de Produção pode ajudar a alavancar sua empresa!

Publicado em:: 04/10/2018 / Categoria: MAPEAMENTO E OTIMIZAÇÃO /

Se interessou?

Acesse o Fale Conosco e receba mais informações

Fale Conosco