Logo

BLOG

Confira os benefícios do controle de gastos para a sua empresa

controle-de-gastos

O controle de gastos é uma ferramenta muito importante para qualquer segmento de mercado. Ele pode ser aplicado com a finalidade de manter um bom funcionamento das finanças e acompanhar os principais motivos que levam às despesas do empreendimento. Por isso, trouxemos as principais vantagens com a adoção dessa prática, o que possibilita identificar pontos de melhoria para a sua empresa.

Controle de gastos

  • Categorização dos seus lançamentos

Manter o registro das despesas fixas e variáveis de sua empresa permite segmentá-las por meio de categorias. Assim, é possível entender qual o tipo de gasto que demanda maior fluxo do seu dinheiro. Desse modo, a empresa tem maior controle sobre as movimentações e identifica os gastos com maior facilidade.

  • Economia

Realizar esse controle também possibilita evitar o excesso de gastos, pois o conhecimento contínuo das despesas da empresa permite avaliar diferentes maneiras de economizar. Assim, é possível definir metas a curto, médio e longo prazo, com a finalidade de reduzir custos. Além disso, facilita a tomada de decisões em relação a ações de melhoria para o departamento financeiro do empreendimento.

  • Planejamento de gastos futuros

Acompanhar as despesas durante o mês permite analisar os hábitos financeiros da empresa. Após a adoção da ferramenta por alguns meses, é possível definir o planejamento dos meses seguintes e, até mesmo, o planejamento anual, contribuindo para verificar as oportunidades de melhoria e a viabilidade de um gasto futuro que demande maior quantidade de caixa disponível.

 

Planilha de controle financeiro

Uma ferramenta prática e intuitiva para realizar o controle de gastos é a planilha de controle financeiro. Por meio dela, é possível segmentar suas despesas e receitas em categorias, de modo a compreender suas principais fontes de gastos. Além disso, possibilita a análise de segmentos que permitem realizar economias, bem como realizar projeções futuras.

É importante que o controle de gastos da sua empresa seja realizado separadamente ao controle de gastos pessoal. Isso porque, embora possa ter alguma relação, a análise individual possibilita uma visão mais realista sobre a situação financeira do negócio e a situação financeira referente à vida pessoal.

 

[rock-convert-cta id=”2263″]

 

Portanto, realizar o controle de gastos garante diversos benefícios para o seu empreendimento. Possuir processos bem definidos facilita a implementação dessa ferramenta, bem como diversas melhorias para o setor financeiro da empresa. Quer saber como melhorar o controle das finanças? Confira 5 dicas para controlar as contas da sua empresa.

Texto escrito por Rafaela Santos, Diretora de Comunicação e Marketing da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 14/03/2019 / Categoria: FINANÇAS /

Se interessou?

Acesse o Fale Conosco e receba mais informações

Fale Conosco