Logo

BLOG

Controle de estoque, quais suas vantagens e como aplicá-lo?

controle-de-estoque

O controle de estoque é a área responsável por monitorar os fluxos de mercadorias dentro da organização. É de extrema importância para obter informações sobre entradas e saídas de materiais.

Um bom gerenciamento do estoque é um dos meios de controlar um dos bens mais importantes da organização. Afinal, a venda dos produtos é tida como a fonte principal de lucro, assim como vantagem entre os concorrentes.

O que a falta de controle de estoque pode causar na sua empresa?

Sem uma gestão eficiente de mercadorias, a empresa mostrará dificuldades em identificar quais produtos estão faltando, ou que estão em baixa quantidade, além do indício de perdas e extravios.

De acordo com a revista Exame, o problema na gestão de estoque nas pode causar a falência da empresa. Pois o descontrole e a falta de organização são uma das principais causas de perda de vendas e de dinheiro em um empreendimento.

Mas afinal, como ter bom um controle de estoque?

Para empresas que apresentam esse tipo de problema existem estratégias e sistemas para auxiliar o gestor a controlar e obter informações detalhadas sobre seu estoque, assim possibilitando uma maior gestão dos seus insumos.

Com isso, a PUC Consultoria Jr. separou três melhores meios para auxiliá-lo a resolver este problema de modo a recuperar novamente a eficiência do seu negócio.

Planejamento de Vendas e Operações (S&OP)

É um método moderno de planejamento dos processos de logística empresarial, que inclui o planejamento de vendas, de produção e estratégicos de modo a trabalhar em conjunto para a melhor eficiência da organização como um todo. Esse método consiste em:

  • Atualização de dados sobre as vendas, juntamente com a previsão para os próximos períodos;
  • Planejamento sobre a demanda dos clientes;
  • Levantamento de mercadorias indispensáveis para as vendas previstas;
  • Reuniões para definir se o planejamento de demanda é compatível com o planejamento de compra de suprimentos.

Este método é bastante efetivo para o planejamento conjunto entre os setores, e também para um melhor acompanhamento das vendas, das compras e financeiro da organização, assim como influenciar o trabalho em equipe.

Sistemas de gestão empresarial para o controle de estoque

São sistemas de informática responsáveis de cuidar e integrar as operações do dia-a-dia de uma empresa, e também são oferecidos esses tipos de sistemas para auxiliar na organização e monitoramento do estoque empresarial, tornando essa tarefa simples para o gestor.

Os mais indicados são o Conta Azul, CEST e tsEstoque, todos possuindo opções de cadastro de mercadorias, relatórios e controle das movimentações de produtos no estoque.

Procure ajuda profissional externa para encontrar a raiz do problema

Muita das vezes o problema está tendo origens difíceis de serem descobertas e necessita de uma análise mais profunda, o que dificilmente pode ser identificado pelo gestor.

Com isso, um dos melhores meios para saber a origem de modo detalhado é contratando ajuda profissional externa para fazer o diagnóstico, e assim facilitar a identificação dos erros cometidos durante o processo.

Dessa forma, a Gestão de Estoque é o recomendável para mensurar a raiz do problema e assim proporcionar o crescimento profissional desejado. Saiba mais sobre!

Publicado em:: 02/10/2018 / Categoria: GESTÃO DE ESTOQUE /

Se interessou?

Acesse o Fale Conosco e receba mais informações

Fale Conosco