Logo

BLOG

Como fazer um planejamento de produção efetivo

como-fazer-um-planejamento-de-producao-efetivo

Observar uma empresa, de forma geral, e ser capaz de identificar os fatores críticos de sucesso e suas perspectivas não é um trabalho simples. Existem vários setores que necessitam de resultados com prazos. E por isso, precisam de um planejamento de produção para alinhar as estratégias, reduzir custos de tempo, trabalho, e aumentar a produtividade.

No processo de abertura de um negócio é notório que tenha muita disposição e rendimento, porém, após um certo tempo, estagnação e falta de produtividade torna-se cada vez mais presente no cotidiano. Isso é consequência da ausência de uma organização, conhecimento das inovações do mercado e delineamento. Mas como obter novos rendimentos? Quais deveriam ser as condições para que a empresa seja mais eficiente e empenhada?

A principal ferramenta responsável para a reestruturação é o Planejamento de Produção, trata-se de um gerenciamento estruturado capaz de identificar as prioridades, recursos e operações primordiais de uma empresa e dos seus respectivos membros para melhoria da produtividade e qualidade não só do trabalho, mas também do ambiente. Ele não só direciona o negócio, mas também cria ações necessárias para um progresso bem-sucedido.

Com objetivo de auxiliar na gestão dos aspectos empresariais, foram criadas diversas ferramentas gratuitas e plataformas digitais com um custo menor que analisam a situação atual da empresa e seus respectivos processos, oferecendo diversas ideias e ações para melhoria de desempenho. Resolvemos listar 4 dicas que, segundo quem possui um planejamento de produção, corroboram na essencialidade de tais ações.

1. Defina suas metas

Definição de metas é imprescindível para compreender o desempenho da equipe e alinhar as estratégias da produção. Elas podem ser a curto, médio e longo prazo. Permitem um controle das variações que estão sujeitas a acontecer, sendo possível determinar os recursos e as práticas necessários para alcançar êxito;

2. Estabeleça um objetivo comum

É de extrema importância que as missões, valores e estratégias estejam alinhados. A comunicação atua como principal meio, capaz de permitir que toda a equipe participe ativamente nos processos e decisões dos objetivos;

3. Forneça feedbacks em tempo real

Maior produtividade está relacionada com a organização e sinergia da empresa. Reconheça as realizações da equipe dando feedbacks do trabalho, comprometimento e responsabilidade, dispondo uma confiança;

4. Organização e limpeza

Ter um ambiente agradável influencia diretamente no desenvolvimento da produção, por isso, atente-se ao clima organizacional e à limpeza. Criar condições que ajudam a melhorar o rendimento é importante.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como aumentar a produtividade da sua empresa? Confira nosso texto sobre Métodos de Otimização dos Processos Produtivos.

Publicado em:: 27/09/2018 / Categoria: MAPEAMENTO E OTIMIZAÇÃO /

Se interessou?

Acesse o Fale Conosco e receba mais informações

Fale Conosco