Como aplicar uma pesquisa de mercado da melhor forma

            A pesquisa de mercado  é uma ferramenta que tem o intuito de auxiliar os empresários à certeza do sucesso de seu empreendimento, pois oferece conhecimento sobre seus concorrentes, possíveis fornecedores e clientes, sendo assim uma peça chave para a abertura do seu negócio.

Dessa forma, ela é feita a partir de uma análise quantitativa e qualitativa do mercado desejado para a atuação, buscando identificar suas ameaças e oportunidades, hábitos e preferências de seus clientes.

O processo é feito da seguinte maneira:

  • Análise dos critérios estatísticos e numéricos de previsão de vendas;
  • Elaboração do perfil do cliente;
  • Listagem de ameaças e oportunidades do mercado;
  • Projeção de concorrentes e possíveis fornecedores;
  • Estudo dos 4 P’s do marketing (Praça, Preço, Produto e Promoção) do possível empreendimento.

Após realizar uma pesquisa de mercado, o empreendedor terá uma visão ampla da área em que irá atuar. Por isso, resolvemos listar 4 vantagens para quem contrata o serviço.

1) Saber quem é a sua concorrência

        É de suma importância saber quem realiza a mesma função que você no mercado, por isso, uma boa análise dos concorrentes consegue identificar o que deve ser um ponto forte na sua empresa e o que não deve ter tanta prioridade, para assim, sobressair-se no mercado.

2) Conhecer mais sobre o seu cliente

        Conhecendo os hábitos e preferências dos clientes, uma coleta de opiniões, características e escolhas do público-alvo é feita. Dessa maneira, ao abrir um empreendimento, já é conhecido onde e como atuar. Portanto, ter noção de quem é seu cliente, facilita a atuação do marketing e também a abordagem.

3) Descobrir se está no local certo para seu ramo

        Ao analisar seu público-alvo e seus possíveis fornecedores, pode-se ver se o local para a instalação de sua empresa é o ideal, dessa forma a distância entre fornecedores, população regional e localização da empresa, podem dizer muito sobre a assertividade do local. A pesquisa de mercado tem a finalidade de deixar mais claro qual o ponto ideal para a instalação do negócio.

4) Tomar decisões mais assertivas por conhecer melhor o mercado

        Após a conclusão da pesquisa de mercado, a tomada de decisão por parte do empreendedor é facilitada e se torna segura, por isso quanto maior e mais amplo o conhecimento do mercado em análise, maior a garantia do sucesso. Em tempos de crise, empreendedores recuam em relação a investimentos, contudo com um estudo bem feito é possível empregar o capital em ações estratégicas e até mesmo ultrapassar seus concorrentes.

Powered by Rock Convert

Pode-se concluir que a pesquisa de mercado  é uma ferramenta com finalidade de otimizar e melhorar a visão do empreendedor, portanto, fomentando um plano estratégico. O conhecimento gerado por ela, abre as portas do mercado para novos investimentos, mostrando qual o melhor caminho a seguir.

Para saber mais sobre a nossa Pesquisa de Mercado, Fale Conosco.

Texto escrito por Ana Luiza Baragli, Consultora de Projetos da PUC Consultoria Jr.      

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *