Case de Sucesso: SERIS

Sobre a SERIS

A SERIS é uma empresa especializada em serviços de limpeza focada no setor técnico industrial participante do grupo ISCOT. O grupo foi criado em Turim, na Itália, em 1985, e desde então vem ampliando seus negócios para diversas nações. Atualmente a SERIS atua em 78 unidades, divididas entre o Brasil, Itália, Argentina, entre outros. Nesses países, ela presta serviços para empresas de grande porte, incluindo a Ferrari, Lamborghini, Ford e Fiat, faturando cerca de 86 milhões de euros anuais.

Desafio

Mesmo a SERIS alcançando uma grande gama de clientes por todo mundo, no Brasil, ela estava ligada exclusivamente a uma empresa, criando assim uma relação de dependência. Essa restrição de mercado tornava a situação da SERIS no Brasil muito volátil, que tornou necessário o auxílio de uma consultoria.

Para resolver esse problema, era necessário mapear os possíveis clientes em todo o Brasil para expandir seu alcance. Além disso, foi pedido também um mapeamento dos possíveis concorrentes para que houvesse uma antecipação em relação à substituição dos serviços prestados pela SERIS.

Solução

Para resolver esse problema foi feito uma Pesquisa de Mercado utilizando as seguintes etapas:

  1. Foram selecionados os seguimentos de interesse de acordo com os ramos de atividade que poderiam representar possíveis clientes e concorrentes.
  2. Após selecionar os ramos de atividade, foram mapeados os possíveis clientes que tinham porte para suportar os serviços da SERIS. Em seguida, foram mapeados os possíveis concorrentes com capacidade semelhante que pudessem substituir os serviços prestados pelo nosso cliente.
  3. Após feita a análise de clientes e concorrentes, foram mapeados os polos industriais mineiros. Isso foi feito para facilitar a pesquisa por oportunidades dentro de cada um.
  4. Criação de um mapa interativo com a localização das empresas prospectadas. Assim, foi facilitada a visualização da posição em que cada possível cliente e concorrente está atualmente dentro de Minas Gerais.
  5. Análise da posição e concentração dos possíveis clientes junto com os dados da posição e concentração da concorrência. Isso foi feito com o objetivo de encontrar a região mais promissora para a atuação da SERIS.
  6. Assim, após o cruzamento de todos os dados encontrados, foi produzido um relatório ressaltando quais são os polos industriais mais promissores para a expansão da atuação da SERIS, destacando onde há excesso de possíveis clientes e escassez de concorrência especializada.

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Resultado

Foram mapeadas 774 possíveis clientes e 12 possíveis concorrentes somente na região de Minas Gerais. Além disso, foi feito um mapa interativo indicando a localização dos clientes e concorrentes mostrando assim quais lugares teriam maior sucesso de atuação. As informações obtidas com o projeto tem expectativa de resultado de ao menos 20% de lucro ao ano.

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