Logo

BLOG

Balanço Patrimonial: entenda a importância

balanco-patrimonial

O que é?

Balanço patrimonial é um relatório financeiro que demonstra todas as movimentações realizadas dentro de uma empresa no período. É a reunião de dados em um documento que ajuda a equipe contábil visualizar o atual posicionamento do negócio em relação a seus custos e bens.

Dessa maneira, as contas devem estar agrupadas para facilitar o conhecimento e a análise financeira da empresa. Apresentando-lhe a real situação patrimonial da entidade em questão e a sua composição, devendo conter todos os bens, direitos e obrigações da empresa, ou seja, ativo, passivo e patrimônio líquido.

Desse modo, através do balanço patrimonial, identifica-se quais investimentos estão sendo feitos e suas respectivas fontes. Realizado, em sua maioria, no periodo de um ano.

Quem pode elaborar?

Para elaborar o balanço patrimonial, o profissional deve seguir uma determinação dada pelo Conselho Federal de Contabilidade e pela Legislação Comercial. Além disso, é um profissional habilitado que executa, em sua maioria.

Para que serve?

A partir disso, o Balanço Patrimonial serve para:

  • analisar as melhores decisões para o negócio
  • criar um planejamento tributário; podendo reduzi-los
  • observar como os recursos estão empregados
  • ajudar a elaborar um planejamento estratégico.

De que o Balanço Patrimonial é composto?

Para a formulação de um Balanço Patrimonial é preciso entrender três principais informações da empresa:

  • Ativo
  • Passivo
  • Patrimônio Líquido

Vamos entender um pouco como eles funcionam:

Ativo

Ativos são os conjuntos de bens e direitos de uma entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos já ocorridos previamente. Eles podem se classificar em ativos circulantes e realizável a longo prazo:

  • Os ativos circulantes são componentes que são realizados com um prazo de até 365 dias.
    • Exemplos: caixa, contas em bancos, duplicatas a receber, estoque, aplicações financeiras, entre outros.
  • Os ativos realizáveis a longo prazo são as contas representativas dos bens e direitos que excedem os 365 dias.
    • Exemplos: títulos a serem recebidos, emprestimos, entre outros.

Os bens podem ser definidos como tudo aquilo que possui um valor que pode ser convertido em dinheiro. Normalmente, os bens são itens materiais que são úteis para a empresa e na realização de seu principal objetivo. Sendo assim, pode ser considerado como algo que satisfaz uma necessidade do homem e que seja suscetível de avaliação econômica. Os bens se classificam em:

  • Tangíveis: São os bens concretos, possuem uma forma física. Exemplos: automóvel, dinheiro, casa, etc.
  • Intangíveis: São os bens que não possuem forma física, abstratos ou imateriais. Exemplos: marcas e patentes, direitos autorais, etc. 

Direito são os bens sobre os quais a empresa está não utilizando, mas estão sob posse de terceiros. Consequentemente, aparecem no patrimônio como valores a receberExemplos: clientes ou duplicatas a receber, títulos a receber, etc. 

Passivo

Os passivos são as obrigações capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. A partir disso, são divididos nos seguintes subgrupos:

  • Passivo Circulante: são as obrigações que serão exigidas dentro de um exercício social, ou seja, até 365 dias. Exemplo: salários a pagar, empréstimo, fornecedores, impostos.
  •  Passivo Exigível a Longo Prazo: são as obrigações que serão exigíveis após um exercício social, portanto, após 365 dias.

Obrigações é a utilização de bens para empresa. E seu domínio é exercido por terceiros, ao contrário dos direitos. Aparecem no patrimônio como valores a pagar. Exemplo: duplicatas a pagar, títulos a pagar, etc. 

Patrimônio Líquido

O Patrimônio Líquido registra os capitais investidos pelos proprietários, sendo recursos próprios da empresa, os lucros gerados pela gestão e ou diminuídos dos prejuízos gerados. Portanto, seu valor é igual ao total dos ativos (bens + direitos) menos o total das obrigações.

Ou seja, Ativo = Passivo + Pratrimônio Líquido

Dessa forma, a ideia do Balanço Patrimonial é que haja um equilíbrio entre os dois lados.

Qual a estrutura de um Balanço Patrimonial?

Nós da PUC Consultoria Jr. montamos um exemplo de Balanço Patrimonial para você entender ainda mais

Na tabela acima podemos ver um exemplo simples de como Balanço Patrimonial é feito.

Importância

Com o histórico obtido a partir do balanço patrimonial, pode-se comparar a lucratividade, investimento e crescimento da entidade. 

A empresa precisa manter o balanço patrimonial sempre atualizado, ele é indispensável para controlar e planejar a contabilidade, financeiro e o patrimônio empresarial. Visto que, o Balanço é uma das principais declarações financeiras de uma empresa, é preciso fazer ele de forma rigorosa para manter o controle de custos e gastos eficiente.

Texto escrito por Fernanda Duque, consultora de projetos da PUC Consultoria Jr.

Publicado em:: 14/08/2019 / Categoria: FINANÇAS /

Se interessou?

Acesse o Fale Conosco e receba mais informações

Fale Conosco