Aprenda a divulgar sua empresa da maneira mais eficiente

O investimento em um novo negócio é algo que parece promissor para muitas pessoas, porém também gera algumas inseguranças: será que vou conquistar espaço no mercado? Estou divulgando o meu produto ou serviço com eficiência? Qual deveria ser o próximo passo? Diante dessas questões, surge a importância de um marketing inteligente para qualquer empresa que busca se divulgar para o mercado.

O livro Traction, de Gabriel Weinberg e Justin Mares, pode ser um ótimo auxiliador nas técnicas de divulgação de empreendimentos. Ele detalha 19 canais dentre vários pelos quais a conquista de clientes se torna uma realidade. 

É imprescindível, portanto, para um empreendedor, entender os canais que mais se encaixam ao contexto de sua empresa e que atingirão um maior número de clientes. Assim, para decidir a melhor maneira de divulgar sua empresa é fundamental entender 2 pontos.

Qual a natureza do seu negócio

Na hora de contactar o cliente para divulgar seu produto é importante entender a melhor maneira de se comunicar. Para isso, o empreendedor precisa saber se o perfil de seu negócio é B2B (voltado para outras empresas) ou B2C (voltado para pessoas físicas).

As estratégias para o B2B envolvem:

  • especialização de conteúdo divulgado;
  • precisão no atendimento a necessidades bem específicas do cliente;
  • uso abundante de dados estatísticos;
  • oferta de soluções duradouras.

Para o B2C, deve-se atentar para:

  • a produção de conteúdo mais abrangente, porém sem se distanciar do público-alvo;
  • o estímulo a recomendações para outras pessoas;
  • a demonstração de resultados positivos imediatos.

Nessa perspectiva, o conhecimento aprofundado do produto ou serviço ofertado afeta diretamente na forma como o marketing será feito. A conexão a ser criada com o consumidor e o tipo de reação que se deseja provocar são baseados nesse conhecimento.

Qual a natureza do seu cliente

É importante principalmente no momento em que o cliente vai tomar a decisão de comprar ou não. Além disso, quando ocorre o contato pessoal entre funcionários e compradores, no qual a confiança, o respeito e a empatia são valores que estimulam a compra e a fidelização à empresa.

Portanto, o empreendedor deve estudar o comportamento e as necessidades de seu público. Isso vai ajudá-lo a preparar os responsáveis pelas vendas da melhor maneira possível, garantindo uma comunicação mais eficiente. Com o propósito de nortear as empresas nesse processo de contato com seus clientes, a PUC Consultoria Jr. realiza o serviço de Pesquisa de Mercado. Este fornece uma ampla visão do campo de atuação e das possibilidades de interação com compradores.

A falta de planejamento pode custar caro!

Como em qualquer setor de uma empresa, o marketing sem direcionamento e estratégia é extremamente prejudicial ao futuro do negócio. Investimentos muito altos em áreas pouco vantajosas para determinada empresa apenas trazem frustração e não ampliam o mercado. Dessa forma, o Plano de Marketing é o produto ideal para um empresário que quer alavancar suas formas de divulgação e priorizar os canais que serão mais diretos no contato com o público-alvo.

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